Quem Somos

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Bioanalítica – INCTBio – foi inicialmente criado em 2008, com o principal objetivo de consolidar a Química Bioanalítica no país. Atualmente, consiste em uma rede envolvendo 43 grupos de pesquisas de 18 instituições de ensino superior brasileiras, sendo financiado pelo Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia sob coordenação do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico.

O grupo é constituído por especialistas das principais áreas da Química Analítica potencialmente aplicável para amostras biológicas incluindo pesquisadores com larga experiência internacional e comprovada capacidade produtiva, além de jovens pesquisadores em grupos ainda não consolidados e de instituições que ainda apresentam pouca tradição em pesquisa. Nesta segunda edição do INCTBio, somamos forças com pesquisadores das áreas Biológicas e Ciências Médicas, ampliando a área de conhecimento e abrangência do nosso Instituto.

O principal objetivo deste Instituto, é demonstrar a importância da Química Bioanalítica no Brasil, ajudando no avanço de melhorias e desenvolvimento de novas técnicas e produtos para a sociedade. Para isso, congrega pesquisadores com formação e atuação nas áreas de Química Analítica, Biológicas e Medicina para, de forma coordenada colocar o país dentre os líderes no desenvolvimento de ferramentas analíticas necessárias para diagnósticos clínicos, análises bioquímicas e farmacológicas.

As atividades de pesquisa incluem desde o desenvolvimento de instrumentação para aplicações em Bioanalítica até o estudo e a aplicação de metodologias para análises químicas voltadas a problemas biológicos, envolvendo as áreas de Genômica, Proteômica e Metabolômica

O INCTBio está organizado e dividido em três grandes áreas:

Atualmente, o INCTBio é coordenador pelo Professor Dr. Lauro Tatsuo Kubota (UNICAMP) e a Vice-coordenadora Professora Dr. Marília de Oliveira Fonseca Goulart (UFAL).

O comitê gestor do INCTBio é constituído pelos Pesquisadores:

  • Prof. Dr. Auro Atsushi Tanaka (UFMA)
  • Prof. Dr. Emanuel Carrilho (USP)
  • Prof. Dr. Érico Marlon de Moraes Flores (UFSM)
  • Prof. Dr. Lucio Angnes (USP)
  • Prof. Dr. Marco Aurélio Zezzi Arruda (UNICAMP)