Área de Separações

INCTBio - Área de Separações (Atuação)

Sistemas biológicos envolvem grande complexidade. Virtualmente todos os tipos de moléculas podem ser encontradas – desde íons inorgânicos pequenos como sódio, potássio, cálcio, cloreto, fosfato, até macromoléculas como proteínas, enzimas, DNA e RNA. Ainda há a presença de diversas classes de compostos, como ácidos orgânicos, lipídeos, cofatores, hormônios, e uma infinidade de metabólitos. Além disso, a associação destas moléculas leva à organização do sistema em estruturas de alta complexidade, como membranas, organelas, células, tecidos, órgãos, etc.

Nesse cenário, é imprescindível na maioria dos casos que a complexidade dos sistemas seja reduzida para que a determinação de determinado composto alvo seja conduzida com exatidão. Nesse aspecto, as técnicas de separação são ferramentas poderosas para que a seletividade adequada seja alcançada.

Separar significa fracionar, com o objetivo de tornar a detecção e quantificação inequívocas. Há várias técnicas empregadas para essa finalidade como, por exemplo, as técnicas clássicas de precipitação seletiva e extração líquido-líquido, e técnicas cromatográficas e eletroforéticas que podem ser automatizadas em equipamentos dedicados.

A área de separações do INCTBio engloba __ pesquisadores de __ Instituições. O principal foco é o desenvolvimento de métodos analíticos baseados na separação de amostras complexas por cromatografia gasosa (GC), cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC) e eletroforese capilar (CE), além do desenvolvimento de métodos de preparo de amostras voltados às técnicas de separação, e desenvolvimento de estratégias de detecção acopladas aos sistemas de separação. Na equipe do INCTBio há também pesquisas direcionadas para o desenvolvimento de métodos de separação multidimensionais, novas fases estacionárias, microssistemas de análise (Lab-on-a-chip), dispositivos em papel (paper-based devices) e diversas aplicações em genômica, proteômica, metabolômica, lipidômica, estresse oxidativo, pesquisa de biomarcadores de doenças, dentre outras.